Para a maior parte das pessoas, a ideia que têm da comida indiana, vem do que experimentaram nos restaurantes dos países onde vivem. A comida indiana nos países ocidentais é, na maior parte, típica do norte mogul da Índia, onde existem um grande número de pratos com carne. No entanto, a maioria das refeições na Índia é vegetariana e variada, pois grande parte da população é hindu e não come carne.
A mistura em pó de especiarias, conhecida por caril, não existe na Índia, existem massalas - várias misturas de especiarias diferentes, usadas para vários tipos de pratos salgados, para sobremesas e até chá.
No quotidiano das famílias indianas, as refeições são preparadas diáriamente e nada que sobre é reaproveitado, sendo elevado o grau de exigência de frescura dos alimentos, especialmente dos vegetais.
No entanto, há que ter cuidado relativamente à água; ter sempre a certeza que a comida foi confeccionada com água filtrada ou mineral, pois a água da torneira é imbebível, até para os locais.
Experimentar a Street food (comida de rua) é imperativo, pois é uma oportunidade única de experimentar este património fantástico de cheiros, sabores, texturas e de interagir com os locais.
Thali
O Thali é a designação do prato típico, em que é apresentada uma refeição indiana. Resume-se a um prato grande de inox redondo, onde uma variedade de alimentos são servidos. Este prato pode ter várias divisórias ou então são colocadas inúmeras tacinhas com diferentes molhos, chutnis, ingredientes e o pão, que compõem a refeição.
Num thali, normalmente é servido dahl (lentilhas), um “caril” de vegetais, iogurte, arroz e chapatis (um tipo de pão). É tradicionalmente comido com as mãos (a direita, a outra nem pensar...) e é um processo que requer uma aprendizagem, pois exige alguma técnica.
A maravilha do thali é que não há uma exigência prévia na escolha de um só prato, pode-se pedir um thali e vêm para a mesa as preparações frescas do dia, o que para uma foodie como eu, nada melhor do que uma variedade grande de petiscos para experimentar!
Pão
Existem vários tipos de pães, mas os mais conhecidos são o naan, feito de farinha branca, água e fermento, cozinhado num tandoor (um forno de barro). Existe outro pão que se encontra frequentemente, de farinha integral, cozinhado no fogão num prato concavo, chamado chapati. Existem ainda as parathas que são feitas de farinha e ghee (manteiga clarificada), que podem ser recheadas com vegetais ou queijo.
Falooda
O verão em Mumbai é sobrevivido graças a umas bebidas geladas, servidas em copos altos, chamadas Faloodas. Existem variantes da mesma, com sabor a rosas, açafrão, manga, etc. Durante os meses de Abril e Maio, vêm-se todos os indianos agarrados a uma destas bebidas coloridas. A combinação das texturas com leite frio e gelado é de facto irresistível, ora experientem as vossas faloodas:
Bebida/sobremesa tradicional Indiana, constituída por gelatina de agar agar cortada em tirinhas (sabor à escolha), Falloda Seeds (sementes de mangericão - sabjat ou takmaria. As sementes dão uma textura interessante e têm propriedades medicinais. Devem ser embebidas em água, água com com groselha ou com extracto de café, durante cerca de 2h no frigorífico e escorridas), xarope de rosas (sharbat gulab ou outro sabor), gelado de baunilha e leite frio (pode-se juntar no início, fruta cortada, manga etc).
Chai
Chai é um chá com especiarias, que faz parte do dia-a-dia na Índia. Vendido de porta a porta pelos Chai Wallahas, é um dos principais sustentos da população indiana. Servido normalmente em copos pequenos transparentes, é constituído por chá preto (da qualidade Assam), leite gordo, chai masala (combinação de várias especiarias) e açúcar (para fazer sobressair as especiarias). As especiarias usadas variam de região para região e estação do ano, sendo a mistura mais comum: cardamomo, canela, gengibre, cravinho e pimenta. O chai, aquece e actua como um digestivo natural, dando uma sensação muito agradável de bem-estar. É difícil resistir a um segundo copo.
Restaurantes: Delhi – Saravana Bhavan; Agra - Maya; Peharsar – Hotel Ajay Palace (excelentes thalis), Jaipur – Laxmi Mishtan Bandar (thalis com uma enorme variedade, kulfi – especialidade da casa: gelado de pistacios e leite condensado), Udaipur – Ambrai (restaurante à luz de velas beira lago), Ahmedabad – House of M. Girdhardas (excelente, num terraço a ver a cidade), Mumbai – Taj Hotel (Hight Tea) e Leopolds.
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.